No dia 28 de julho, sexta-feira, foi realizado o encerramento do curso de formação de brigada municipal florestal, por meio do programa MINAS CONTRA O FOGO, que resultou na capacitação de 15 novos brigadistas na cidade de Lima Duarte, localizada próxima ao Parque Estadual Serra de Ibitipoca. O principal objetivo dessa iniciativa foi fortalecer os eixos de prevenção de desastres, redução de riscos e preparação para a resposta em situações de emergência.

A ação conjunta envolveu importantes entidades, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o Gabinete Militar do Governador (GMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), e o Instituto Estadual de Floresta (IEF). Essas parcerias possibilitaram a criação de um programa abrangente de capacitação e treinamento para a brigada florestal municipal, intitulado Minas Contra o Fogo.

Ao longo do curso, os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em diversas atividades teóricas e práticas, que proporcionaram um vasto conhecimento sobre combate a incêndios. Além disso, os alunos foram preparados para atuar de forma preventiva contra incêndios florestais, ampliando suas habilidades e competências para proteger o meio ambiente e as comunidades locais.

Essa iniciativa representa um passo importante no fortalecimento da gestão e preservação das áreas naturais, bem como na conscientização e engajamento da população em ações de proteção ambiental. A formação desses novos brigadistas é fundamental para a proteção do patrimônio ambiental de Lima Duarte e região, proporcionando mais segurança e resiliência diante de possíveis ocorrências de incêndios florestais.