4º Comando Operacional de Bombeiros comemora 7 anos de fundação

Início / Notícias Criado em: 29-03-2022 às 09h:26

O Quarto Comando Operacional de Bombeiros (4ºCOB) comemorou nessa sexta-feira (25), o seu sétimo aniversário. A unidade de Direção Intermediária do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi inaugurada em 20 de março de 2015 e é a responsável pelo planejamento e gestão das operações de bombeiros em sua área de atuação, de acordo com as diretrizes, políticas e ordens emanadas pelo comando da corporação.

O 4º COB possui em sua área de articulação cento e dezessete municípios nas regiões Norte, Vale do Jequitinhonha e Central, abrangendo uma área de cerca de vinte e sete por cento da extensão territorial do estado e uma população estimada em aproximadamente dois milhões e quatrocentos e trinta e dois mil habitantes.

Para prover o atendimento à população, o 4º COB conta com duas unidades de Execução Operacional, sendo o Sétimo Batalhão de Bombeiros sediado em Montes Claros e a Sexta Companhia Independente de Bombeiros, com sede em Diamantina, além dos Pelotões em Januária, Janaúba, Salinas, Pirapora e os Postos Avançados em Francisco Sá e Bocaiúva.

Em 2021, essas unidades atenderam um total de aproximadamente 64.000 ocorrências dos mais variados tipos, como salvamento terrestre, em altura e aquático, além das ações de prevenção e comunitárias.

Na solenidade em comemoração ao seu sétimo aniversário, os presentes contemplaram um pouco da história da unidade e dos avanços em termos de treinamentos, inauguração de frações e de serviços especializados de bombeiros, reformas e adequações nas estruturas físicas dos quarteis, entre outros.

Na ocasião, foram homenageados militares que se destacaram administrativamente, além de personalidades e instituições que colaboram com o desenvolvimento dos trabalhos de bombeiros na região.

Em sua palavra aos presentes, o coronel Fernando Augusto Alves Ferreira, comandante do 4º COB, destacou o comprometimento da tropa nos resultados alcançados, asseverando também a importantíssima colaboração dos parceiros que, a despeito do propósito institucional da corporação, também contribuem com a valorização da vida, levando esperança aos que dela necessitam.