Na manhã dessa terça-feira (12), o 4 º Comando Operacional de Bombeiros (4 º COB), realizou no auditório da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (11ª Risp), uma solenidade em comemoração aos 112 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), entrega de Medalhas do Mérito Militar e homenagens a parceiros e apoiadores da unidade.

A cerimônia foi presidida pelo comandante do 4º COB, coronel Júlio César Tóffoli, que em suas palavras agradeceu o apoio dos parceiros e autoridades, que muito contribuem para a missão institucional da corporação, propiciando melhorias para o atendimento de ocorrências, manutenções de equipamentos e viaturas, aprimoramento das instalações, apoios em treinamentos, etc. Parabenizou ainda os militares agraciados que, no cumprimento de suas atribuições, elevam o nome da corporação através da internalização do propósito institucional: " Salvar e valorizar vidas, de modo, a inspirar pessoas e levar a esperança.", sendo condecorados com a medalha nos graus ouro, prata e bronze, em reconhecimento aos bons e leais serviços prestados ao longo da carreira, nos termos da Lei 14.487/2002 e Decreto 43.194/2003.

Com o certificado de colaborador benemérito, que visa agraciar pessoas que tenham contribuído para a melhoria e aperfeiçoamento da eficiência dos trabalhos do CBMMG, foram agraciadas as seguintes autoridades: Roberto Jairo Torres, prefeito de Bocaiúva; Joaquim Neres Xavier Dias, prefeito de Salinas; José Aparecido Mendes Santos, prefeito de Janaúba; Adair Divino da Silva, prefeito de Três Marias; Juscelino Brasiliano Roque, prefeito de Diamantina, Guilherme Augusto Guimarães Oliveira, vice-prefeito de Montes Claros; Soter Magno Carmo, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Fernando Antônio Dias Andrade, ex-vereador e Assistente Social em Montes Claros; José Maria Carvalho Mendes, apoiador do 4º COB e Jaqueline Almeida Silva, médica veterinária apoiadora do Canil do 7º BBM.

Na oportunidade, com o objetivo de agradecer e prestigiar entidades, autoridades e parceiros que ombreiam diuturnamente com o 4º COB, foram contemplados com um Troféu de Amigo do 4º COB as seguintes autoridades: coronel PM César Willian Passos – comandante 11ª RPM, Dr. Gilvan Cleófilas Garcia de Paula, chefe do Departamento de Polícia Federal de Montes Claros;  Dr. Bruno Rezende da Silveira, delegado de Polícia Civil; chefe da Delegacia Adjunta de Repreensão de Crimes Contra a Pessoa, tenente-coronel PM Luciano Magalhães Chaves, comandante do 10º BPM, tenente-coronel PM Harley Francisco Lopes, chefe do Estado-Maior da 11ª RPM, Andrey Soares de Oliveira; delegado da Receita Federal em Montes Claros.

Ainda durante a solenidade, que contou com uma belíssima apresentação da banda de música da 11ª Região de Polícia Militar (11ª RPM), também foi exibido um vídeo produzido especialmente para ocasião, ressaltando a história e o trabalho realizado pelo CBMMG nesses 112 anos.