4º COB realiza o 1º treinamento de manejo integrado do fogo

Início / Notícias Criado em: 01-10-2020 às 12h:25

Nos dias 24 e 25 de setembro, o Corpo de Bombeiros, através do Quarto Comando Operacional (4ºCOB), com apoio do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM), realizou o 1º Treinamento de Manejo Integrado do Fogo, nas instalações do Aeroclube no Aeroporto de Montes Claros.

Em 17 de abril deste ano, foi promulgado o Decreto Estadual nº 47.919/2020, que regulamenta o uso de fogo para fins de prevenção e de combate a incêndios florestais no interior e entorno de Unidades de Conservação, instituídas pelo Poder Público Estadual. A técnica é usada como estratégia de prevenção e combate a incêndios florestais e também é conhecida como Manejo Integrado do Fogo, pela qual se busca a redução da dimensão dos incêndios florestais e sua incidência. Assim sendo, tornou-se imperativo a inédita preparação dos militares nessa nova modalidade de enfrentamento dos incêndios florestais.

Sendo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) o ente estatal responsável, dentre outras missões, pela preservação do meio ambiente, prevenção e combate aos incêndios florestais, essa qualificação veio em boa hora, e contou com a presença de 22 militares de toda a área de articulação do 4º COB, que contempla as cidades de Montes Claros, Janaúba, Januária e Salinas pertencentes ao 7º BBM e as cidades de Diamantina, Curvelo e Pirapora da 6ª Cia Independente.

O treinamento teve a duração de 16 horas, com instruções sobre o cenário normativo ligado aos incêndios florestais, sistema de comando em operações, novas ferramentas, equipamentos e acessórios, perícia de incêndio, operações helitransportadas e manejo integrado do fogo propriamente dito.