Militares do 4º COB capacitam-se em Proteção e Defesa Civil e levam conhecimento para as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil

Na última sexta-feira (16), foi realizado o Webinário de Proteção e Defesa Civil do  4º Comando Operacional de Bombeiros (4ºCOB). O evento contou com a presença de 130 participantes, dentre eles, militares do 4º COB, de outras unidades da corporação e coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil da área de articulação (Norte de Minas Gerais, Jequitinhonha/Mucuri e Central).

A abertura do evento foi realizada pelo coronel PM Osvaldo de Souza Marques, Coordenador Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, que destacou a importância de iniciativas como esta para estimular o debate sobre a relevância da Defesa Civil nos municípios.

As palestras trataram de conceitos, atualizações e práticas de sucesso em Proteção e Defesa Civil com os seguintes temas:

- “Novo Paradigma da Atividade de PDC”

Palestrante: Maj PM Carlos Eduardo Lopes, Superintendente de Respostas/Cedec;

- "Política Nacional, Atribuições dos Municípios" - Palestrante:  2º Ten BM Kollek Pereira da Silva, adjunto da Seção de Planejamento do 7º BBM;

- "Mapeamento de Área de Risco" - Palestrante: Cel QOR BM Waldir Figueiredo Vieira, subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte;

-  "Plano de Contingência" - Palestrante: Cap BM Paulo Henrique Camargos Firme, Diretor de Redução do Risco de Desastres da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Também no mês de abril, com intuito de fortalecer a atividade de Proteção e Defesa Civil na área de articulação do 4º COB foram capacitados 200 bombeiros militares, por meio do curso de Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID - da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC. O curso é ofertado pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, que integra diversos produtos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil - SEDEC.

A qualificação dá transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, por meio da informatização de processos e disponibilização de informações sistematizadas dessa gestão.

O curso, com carga-horária de 20 horas, totalmente on-line é uma introdução ao sistema onde são apresentadas as ferramentas disponíveis para operacionalização das ações de Proteção e Defesa Civil, além da atualização de conceitos e procedimentos.

Através destes treinamentos o 4º COB inicia o projeto de despertar a relevância de investimentos em ações preventivas e fomentar a preparação para respostas eficientes aos possíveis desastres nos municípios atendidos.