A Semana Latino-Americana de Prevenção em Afogamento é uma iniciativa que reúne diversos países da América Latina com o objetivo de reduzir o número de afogamentos. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) é uma das entidades responsáveis por liderar essa campanha anualmente, celebrada em novembro, com programação para o período de 20 a 26 de novembro 2023.

Neste contexto, os militares do 4° Comando Operacional de Bombeiros têm intensificado esforços preventivos, realizando treinamentos específicos de salvamento aquático, mergulho autônomo e atendimento pré-hospitalar.

Durante a semana de prevenção, além das atividades voltadas para a prevenção aquática por meio de orientações e dicas preventivas veiculadas pelos meios de comunicação locais, foi realizado um treinamento para os militares do 7º BBM na manhã desta quinta-feira (23). Esses profissionais atuarão em diferentes municípios da região norte de Minas Gerais. O foco principal foi aprimorar a resposta diante de ocorrências envolvendo afogamentos, buscando padronizar ações conjuntas entre os membros da unidade e os protocolos adotados com outros órgãos e instituições.

Com o aumento da temperatura, clubes e balneários registram maior movimento, aumentando os riscos de afogamento. Em áreas turísticas como rios, lagos e cachoeiras, os guarda-vidas delimitam áreas seguras para banho e oferecem orientações aos banhistas, mantendo-se alertas para situações de risco, garantindo uma recreação segura para a população do Norte de Minas Gerais.

O aprimoramento da capacidade de resposta dos bombeiros em operações de salvamento é crucial para aumentar as chances de sobrevivência em casos de afogamento. Esse contínuo esforço em treinamentos e prevenção destaca o compromisso dos bombeiros com a segurança e o bem-estar da comunidade.