Na última segunda-feira (03), o 4º comando operacional de bombeiros (4º COB) iniciou o curso técnico em emergências médicas (TEM). O curso é realizado no regime presencial e possui uma carga horária de 138 horas/aula, em conformidade com a resolução 1.002 de 30 de agosto de 2021.

Com disciplinas teóricas e práticas, simulados e avaliações, o TEM visa a integração do serviço de atendimento pré-hospitalar (APH) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) com outros serviços regionais, a fim de compartilhar protocolos e rotinas específicas, além de capacitar e atualizar os militares para prestação de um atendimento de excelência com rapidez e eficiência.

O TEM do 4º COB possui 31 alunos, sendo 25 militares do CBMMG, 01 bombeiro militar do Estado do Piauí, 01 bombeiro militar do Estado do Rio Grande do Norte, 01 bombeiro militar do Estado do Amazonas, 01 militar do 55º Batalhão de Infantaria do Exército em Montes Claros e 02 representantes do consórcio intermunicipal da rede de urgência e emergência do norte de Minas (CISRUN) – SAMU Macro Norte.

Na solenidade de abertura do curso, o comandante do 4º COB, coronel BM Júlio César Tóffoli, fez o uso da palavra e enalteceu a realização do TEM, que, além de qualificar, insere habilidades específicas aos militares para o pleno exercício das atividades constitucionais, propiciando a consolidação de doutrina única na corporação, o emprego correto e atualizado das técnicas e procedimentos empregados em ocorrências e a busca pela excelência nos serviços prestados à sociedade mineira.

Para a aula inaugural, foi realizada uma mesa-redonda com a participação da coordenadora do grupo temático operacional (GTO) de APH do CBMMG, capitão Shirley; do capitão Machado, membro da comissão do projeto de revisão doutrinária do APH no CBMMG e de representantes dos hospitais de urgência e emergência de Montes Claros, além da coordenação, dos instrutores e dos discentes. Na ocasião, foi discutido o panorama geral do contexto político e legal do sistema de urgência e emergência local e em Minas Gerais.