Na última semana, tiveram início a fase presencial de formação dos Brigadistas Municipais que atuarão nas Brigadas Municipais de Coração de Jesus, Rio Pardo de Minas e Mato Verde. O Curso de formação de Brigadista Municipal é regulamentado pela Resolução 915/2020, em formato semipresencial, com parte EAD (Ensino a Distância) e parte presencial. Visa dotar os futuros Brigadistas das competências e capacidades para a execução da atividade na área de competência do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), nos termos da Lei 22839/2018 e Portaria 49/2020.

As atividades na área de competência da corporação são aquelas destinadas a prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar.
As Brigadas Municipais, previstas no Plano de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), são uma importante alternativa da corporação para aqueles municípios com população até 30.000 habitantes, possibilitando um atendimento de qualidade, coordenado por bombeiros militares. Uma conjugação de esforços entre Estado e Município, propiciando expansão do atendimento.

Na área de articulação do 4º Comando Operacional de Bombeiros (4º COB) estão em avançado processo de implantação as Brigadas Municipais de Coração de Jesus, Rio Pardo de Minas e Mato Verde. Ainda, com tratativas iniciadas nos municípios de Manga, São Romão e Monte Azul.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em parceria com esses municípios, reafirma seu propósito de salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar a esperança.

Bombeiros: O amigo certo nas horas incertas