Na última quinta-feira (9), militares do 4° Comando Operacional de Bombeiros (4º COB), deslocaram para o município de Turmalina com a finalidade de apresentar ao executivo municipal o Projeto Brigada Municipal, que podem reduzir o tempo resposta na região.

A comitiva composta pelo tenente Victor Almeida, tenente Isaías Mourão, cabo Ricardo Lima e pelo soldado Heliel Marques, dando cumprimento ao plano de ação do Estado e da corporação no denominado polígono de segurança para o Vale do Lítio, apresentaram para o prefeito de Turmalina, Zilmar Pinheiro Lopes, a legislação, contrapartidas e processo para a instalação de uma Brigada Municipal na cidade, que conta, segundo último levantamento feito, com cerca de 20.125 habitantes.

Turmalina se localiza dentro do chamado “Vale do Lítio” que abriga a maior reserva nacional do minério. A cidade e região foram palco de inúmeros incêndios em vegetação no período de estiagem recém superado e a formação e implantação de uma Brigada Municipal contribuirá na redução das perdas inerentes à seca típica da região, além de prover a primeira resposta nas ocorrências de acidentes automobilísticos, atendimento pré-hospitalar, incêndio urbano e salvamento diversos.

As Brigadas Municipais, previstas no Plano de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), são uma importante alternativa da corporação para aqueles municípios com população até 30.000 habitantes, possibilitando um atendimento de qualidade, coordenado por bombeiros militares.

Na área do 4º COB estão em avançado processo para instalação as Brigadas Municipais em Coração de Jesus, Mato Verde e Rio Pardo de Minas, além de tratativas nos municípios de Manga, São Romão e Monte Azul.

O CBMMG vê no interesse desses municípios a oportunidade de difundir a cultura prevencionista e a dimunição do tempo resposta às ocorrências no interior do estado, aumentando, por conseguinte, a segurança da população.