Dando continuidade as ações da Corporação e do Estado no denominado polígono de segurança para o Vale do Lítio, na última sexta-feira 07/06, militares do 4º Comando Operacional de Bombeiros (4º COB) e do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) deslocaram ao município de Rubelita para apresentação ao executivo municipal do Projeto Brigada Municipal.

Como é sabido, o “Vale do Lítio” é o resultado da articulação com diversos órgãos governamentais estaduais e municipais para a formulação de políticas públicas, com foco na atração de empresas e investimentos, qualificação da mão de obra, incentivo à tecnologia e fornecimento da infraestrutura necessária para o crescimento da região que abriga a maior reserva nacional do minério.

Esse mineral é comumente utilizado em diversas aplicações, como baterias de longa duração, equipando veículos elétricos e outros aparelhos eletrônicos, o que dá a dimensão do potencial de atração de emprego e renda para a região.
Algumas cidades estão no epicentro desta iniciativa. O Estado, através do CBMMG, está iniciando discussões e tratativas visando para a expansão do atendimento na região.

As Brigadas Municipais, previstas no Plano de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), são uma importante alternativa da corporação para aqueles municípios com população até 30.000 habitantes, possibilitando um atendimento de qualidade, coordenado por bombeiros militares.
A comitiva de militares do 4º COB, Ten Victor, Ten Laércio e Cb Lima, apresentou ao prefeito de Rubelita, Sr. José Trindade Ferreira, a legislação, contrapartidas e processo para a instalação de uma Brigada Municipal na cidade.

A implantação de uma Brigada, coordenada pelo CBMMG no município, contribuiria para a redução das perdas inerentes à seca típica da região, além de prover a primeira resposta nas ocorrências de acidentes automobilísticos, atendimento pré-hospitalar, incêndio urbano e salvamento diversos.
Na área do 4º COB estão em avançado processo para instalação as Brigadas Municipais em Coração de Jesus, Mato Verde e Rio Pardo de Minas, além de tratativas nos municípios de Manga, São Romão e Monte Azul.

O CBMMG vê no interesse desses municípios a oportunidade de difundir a cultura prevencionista e a dimunição do tempo resposta às ocorrências no interior do estado, aumentando, por conseguinte, a segurança da população.