Na primeira quinzena de abril, uma equipe de oficiais do 4° Comando Operacional de Bombeiros (4º COB), composta pelo capitão Caetano, tenente Victor e tenente Delayne), deslocou-se ao município de Mato Verde para apresentação do projeto Brigada Municipal.

Na oportunidade, foi feita a apresentação ao executivo municipal, na pessoa do prefeito Pedro Henrique, acerca da legislação afeta as Brigadas Municipais, conforme a orientação que regulamenta a prestação de serviço na área de competência da corporação, mormente a Lei 22839/2018 e a portaria 49/2020.

Mato Verde, município localizado na região norte do estado conta com uma população de aproximadamente 12.685 habitantes, conforme estimativa do IBGE. O município e região são palco de inúmeros incêndios em vegetação durante o período de estiagem. A formação e implantação de uma Brigada Municipal pode contribuir na redução das perdas inerentes à seca típica da região, além de prover a primeira resposta nas ocorrências de acidentes automobilísticos, atendimento pré-hospitalar, incêndio urbano e salvamento diversos.

As Brigadas Municipais, previstas no Plano de Comando do CBMMG, são uma importante alternativa da corporação para aqueles municípios com população até 30.000 habitantes, possibilitando um atendimento de qualidade, coordenado por bombeiros militares.

Além disso, a instalação de uma brigada dotará o município com um serviço com potencial para treinamentos diversos e atuação junto a Defesa Civil Municipal. O 4° Comando Operacional de Bombeiros vê no interesse do município, a oportunidade de difundir a cultura prevencionista no interior do estado.

Estiveram presentes na reunião, além da equipe do 4º COB, o prefeito Pedro Henrique, o deputado Oscar Teixeira e o secretariado do município.