Na manhã da última terça-feira (22), o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), tenente-coronel Winderson Alain Moura foi homenageado no 17º Batalhão Logístico Leve e Montanha - Batalhão Mariano Procópio, sendo agraciado em reconhecimento e gratidão pela amizade e apoio irrestrito às atividades desenvolvidas por nossa organização militar, motivo pelo qual lhe é conferido o DIiploma de Amigo do Batalhão e “A Engrenagem “, que simbolizam e reforçam os nossos laços profissionais e a importância do nosso trabalho em conjunto.

17º Batalhão Logístico de Montanha

A história do 17º Batalhão Logístico Leve de Montanha inicia-se com a criação da 4ª Companhia de Administração, de 23 de fevereiro de 1915. Em 1943, foi transformada na 4ª Companhia de Intendência Regional e, em 1946, passou a denominar-se 4ª Companhia de Intendência.

No mesmo ano de 1946, foi criado o 4º Pelotão Regional de Reparação de Automóvel, na cidade de Juiz de Fora, sendo transformado, em 1950, na 4ª Companhia Leve de Manutenção. Uma nova reformulação no Exército Brasileiro, em 1972, trouxe a fusão das duas subunidades (4ª Cia L Mnt e 4ª Cia Int) no 17º Batalhão Logístico, mantendo, respectivamente, os aquartelamentos do bairro Fábrica, em Juiz de Fora, e o outro na cidade de Santos Dumont.

Em 1984, com a permuta das instalações do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, a 4ª Cia Int foi transferida de Santos Dumont para Juiz de Fora, instalando-se no bairro Mariano Procópio, vizinho ao então Quartel General da 4ª RM. No ano de 2014, esta OM de apoio passa a ser denominada de 17º Batalhão Logístico Leve.

No ano de 2015, ano do Centenário de nossa Organização Militar, o Exército Brasileiro contemplou honrosamente nosso Batalhão com o Estandarte Histórico com a denominação: “Batalhão Mariano Procópio”. A honrosa  distinção faz jus a um brasileiro cuja a história deixou, não somente um rastro de legado logístico, mas uma profunda fonte de inspiração para gerações que lhe sucederam. 

Sua vida e obra continuam sendo referenciais de ousadia, pioneirismo e visão empreendedora na logística de transportes. Finalmente, em 2019, o Batalhão recebe sua atual nomenclatura de 17º Batalhão Logístico Leve de Montanha, tendo sempre como farol o lema “Apoiar sempre, cada vez melhor, montanha”.
DISTINÇÃO “A ENGRENAGEM”.

“A engrenagem”, composta do Diploma Amigo do Btalhão e do Escudo de madeira engrenagem, é entregue no dia do aniversário do Batalhão para militares e personalidades civis, como forma de reconhecimento e gratidão pela amizade e apoio irrestrito às atividades logísticas desenvolvidas por nossa organização militar, simbolizando e reforçando os nossos laços profissionais e a importância do nosso trabalho em conjunto.

O agraciamento ao Comandante do 4ºBBM reforça a parceria entre o CBMMG e o Exército Brasileiro não só em Juiz de Fora, mas em todo o estado de Minas Gerais. Diversos treinamentos e capacitações têm sido feitos em conjunto com o 4ºBBM, além de instruções de Brigada e ações de prevenção e mitigação de Defesa Civil.