4º BBM realiza treinamento integrado com o Bemad para o período chuvoso

Início / Notícias Criado em: 12-11-2020 às 14h:33

Com a proximidade da estação chuvosa, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) vem se preparando por meio de capacitações para o enfrentamento do período, no intuito de aprimorar as técnicas de salvamento e dirimir os danos causados pelas chuvas.

O CBMMG iniciou, no mês de outubro, uma série de treinamentos voltados para as ocorrências de deslizamentos, desabamentos, soterramentos e inundações, que aumentam consideravelmente nesse período do ano, trazendo danos materiais e humanos, além dos prejuízos econômicos.

Considerando que o treinamento cotidiano e efetivo representa uma das bases do serviço especializado, militares do Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta à Desastres (Pemad), de Juiz de Fora, participaram de instruções de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) e Busca e Salvamento em Enchentes e Inundações (CSSEI), na cidade de Itutinga/MG, coordenados por militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD) através do Pelotão de Busca e Salvamento (PBS), especializados nesse tipo de operação, a fim de alinhar técnicas e táticas utilizadas em ocorrências típicas do período.

Em Juiz de Fora, a tropa do PEMAD é composta por militares especializados em ocorrências de grande complexidade. Participam de treinamentos diários durante a rotina operacional, como busca e salvamento, produtos perigosos e incêndios florestais.

Nesta semana, 25 militares do Pemad participarão de treinamentos de Brec e CSSEI. No dia de ontem (11), os militares receberam instruções práticas a respeito das disciplinas.

BOMBEIROS: treinando para salvar!