4º BBM realiza solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira

Início / Notícias Criado em: 22-11-2021 às 08h:29

Nesta última sexta-feira (19), data em que é comemorado o maior símbolo nacional, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), situado em Juiz de Fora, realizou uma solenidade em sua sede, com o intuito de rememorar o valor de nossa bandeira aos militares presentes no evento.

O comandante tenente-coronel Winderson Alain Moura, em sua fala, procurou em todos os momentos reativar o sentimento dos militares presentes acerca da importância de nosso maior símbolo, bem como agradecer sua tropa pelos excelentes serviços prestados desde que assumiu o comando da unidade, em março deste ano.

Em um esforço conjunto, os militares do batalhão se juntaram e custearam a aquisição de bandeiras novas, não só para a sede do batalhão, como também para o Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Pemad). O comandante fez questão também de valorizar a ação de seus militares, que tiveram a preocupação e proatividade de realizar a obtenção das novas Bandeiras.

Realizada segundo o Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial das Forças Armadas, a solenidade teve um momento muito especial, onde a praça mais antiga da unidade, estando no conceito A50, teve o privilégio de acender a pira para efetuar a queima das Bandeiras inservíveis, que não podem mais ser utilizadas. Esse ato ficou por conta do subtenente Marco Aurélio Marconato, militar mais antigo da unidade, com quase 28 anos de serviços prestados no CBMMG.

A cerimônia foi realizada às 12h, conforme art. 15 da Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, contando também com o Oficial Porta Bandeira incorporando à tropa, Hino da Bandeira no momento da incineração das bandeiras antigas, além das presenças de oficiais do 3º Comando Operacional de Bombeiros (3ºCOB).

A solenidade foi inédita no 4º BBM, já que nunca foi realizada na unidade e conforme explanado pelo comandante, é importante não só valorizar nosso maior símbolo nacional, mas relembrar a origem dos dizeres: “Ordem e Progresso”, reativando o compromisso e comprometimento firmado por cada militar, através do cumprimento das normas regulamentares, alcançando consequentemente o devido progresso, que se materializa através dos índices e metas ascendentes que a unidade vem tendo.