Entre os dias 08 e 11 de março de 2022, militares do 4º Batalhão de Bombeiros Militar participaram de um nivelamento de Salvamento Veicular sob a coordenação de instrutores habilitados. No treinamento foram abordadas técnicas de estabilização, obtenção de acessos, abertura de espaços e retirada de vítimas da estrutura de veículos, utilização de equipamentos elétricos, pneumáticos e de estabilização que possibilitam retirada de maneira mais técnica, rápida e segura.

Considerando que o Estado de Minas Gerais tem a maior malha rodoviária do Brasil, 272.062,90 km de rodovias, equivalente a cerca de 16% do somatório de rodovias estaduais, federais e municipais de toda a malha viária existente no país, o nivelamento de Salvamento Veicular visa padronizar as condutas básicas em ocorrências de acidentes automobilísticos e dotar oficiais e praças, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, de conhecimentos técnicos e táticos que os habilitem ao desempenho das atividades de atendimento de ocorrências dessa natureza, envolvendo caminhões, carretas, ônibus e seus derivados, veículos híbridos, elétricos, blindados e cenários complexos com vítima encarcerada, cujo intuito é padronizar e alavancar tecnicamente as ações a serem desenvolvidas pelo CBMMG no cenário operacional e nas atividades de ensino e instrução, consolidando uma doutrina única na Instituição.

O nivelamento foi realizado mediante a doutrina de instrução/aula, treinamentos e reforços, simulacros de ocorrências típicas, visando maior absorção de conteúdo, das atividades descritas acima. A atividade ocorreu no Pelotão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres, Pemad, do 4º BBM.