4º BBM realiza a formatura da primeira brigada municipal do estado

Início / Notícias Criado em: 02-09-2020 às 14h:04

A Brigada Municipal constitui-se em órgão do município, integrado por voluntários e/ou agentes públicos, capacitados para atuação, mediante assinatura de convênio com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), na prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio e pânico, busca e salvamento, primeiros socorros ou atendimento pré-hospitalar, nos termos da lei federal nº 13.425, de 30 de março de 2017, lei estadual nº 22.839, de 05 de janeiro de 2018 e portaria nº 49, de 02 de julho de 2020.

Dessa forma, o CBMMG, buscando atingir seus objetivos organizacionais, realizou ao longo dos meses de julho e agosto, o curso de formação de brigadista municipal na cidade de Astolfo Dutra, regulamentado pela resolução nº 915, de 17 de junho de 2020.

Esta é a primeira brigada municipal criada e credenciada junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em atendimento às legislações vigentes, sendo um marco histórico para nossa instituição. Sete profissionais civis da Prefeitura Municipal de Astolfo Dutra, receberam os conhecimentos teóricos e práticos durante duzentas e dezoito horas, tendo adquirido todo o conhecimento necessário para o exercício da função auxiliar da nossa instituição militar.

A solenidade de formatura da primeira Brigada Municipal do estado ocorreu na Sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), nesta quinta-feira (20), e estiveram presentes o Comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros (3ºCOB), Coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, do prefeito da Cidade de Astolfo Dutra, Bruno Ribeiro, e do Comandante do 4º BBM, Tenente-Coronel Emerson Ramalho dos Santos.

Apesar da solenidade ter sido com poucos convidados, respeitando todos os protocolos de distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus, foi repleta de emoção e sentimento de dever cumprido, certos de que a cidade de Astolfo Dutra recebe hoje, profissionais totalmente preparados para salvaguardar a vida e proteger os bens dos munícipes.

A sociedade ganha com a formação dos profissionais, que adquiriram conhecimento, habilidades e atitudes que os tornam aptos a dar pronta resposta à sociedade mineira, demonstrando o compromisso do Corpo de Bombeiros com sua missão institucional de vidas e bens a salvar.