O Quarto Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) realizou na manhã da última sexta-feira (10), um simulado de acidente automobilístico na Praça Antônio Carlos, no Centro de Juiz de Fora. O treinamento simulado foi uma iniciativa do Corpo de Bombeiro Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e órgãos municipais de trânsito.

Na demonstração duas vítimas fictícias estavam presas às ferragens simulando um acidente envolvendo dois veículos. Foram aplicadas técnicas de estabilização e desencarceramento, visando garantia da segurança e estabilização do cenário para retirada e extração das vítimas com segurança. As ações ocorreram alinhadas ao atendimento pré-hospitalar realizado pelas equipes do Samu.

O treinamento simulado faz parte das programações realizadas dentro da campanha Maio Amarelo, que visa conscientização e prevenção de acidentes de trânsito. A atividade contou com a participação dos bombeiros militares do Pelotão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Pemad), das equipes do Samu e equipes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora.

O envolvimento de vários segmentos da sociedade no “Maio Amarelo”, demonstram a efetividade das campanhas, pois ao promover ações em conjunto fica evidente a importância do tema da segurança no trânsito, além de ampliar o alcance das campanhas educativas.