4º BBM participa de simulado de evacuação em caso de rompimento de barragens

Início / Notícias Criado em: 12-04-2022 às 16h:07

Entre os dias 07 e 10 de abril, militares do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4°BBM) participaram de um simulado de evacuação de emergência em risco de rompimento de barragem da empresa Nexa Resources, no município de Juiz de Fora, nos Bairros Igrejinha e Benfica, respectivamente.

O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAEB), em atendimento às legislações vigentes. Durante a atividade preventiva, foi testado o sistema de alarme (sirenes), a localização dos pontos de encontro e os trajetos sinalizados até eles (rotas de fuga).  O objetivo foi deixar os moradores e os órgãos envolvidos mais preparados e seguros para uma possível situação de emergência, reforçando a cultura de prevenção e orientando a todos.

Durante a atividade foram coletadas várias informações tais como: número total de pontos de encontro, número de pessoas que se encontravam na Zona de Auto Salvamento (ZAS) e Zona de Segurança Secundária (ZSS), dinâmica do acolhimento da população, sistema de contagem dos participantes, localização do Posto de Comando e ações de orientação à população.

Além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o simulado contou com a participação de vários órgãos como a Defesa Civil do Município de Juiz de Fora, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Prefeitura e seu secretariado, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal.

A atividade teve boa repercussão e atingiu os objetivos propostos no planejamento de modo a capacitar e estreitar o relacionamento entre as agências envolvidas e aumentar o nível de percepção de risco e o fomento da autoproteção na população.