Entre os dias 13 e 17 de novembro de 2023, militares do 4° Comando Operacional de Bombeiros (4ºCOB) participaram de um curso de treinamento crucial focado na capacitação em 1° Interventor em emergências com produtos perigosos.

Ministrado por militares altamente especializados do Pelotão de Operações Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o curso buscou capacitar os bombeiros para um atendimento mais eficaz à população e padronizar ações conjuntas entre diferentes instituições, visando uma resposta integrada em situações desse tipo.

A capacitação envolveu instruções teóricas, oficinas práticas e simulações, abordando as mais recentes atualizações da doutrina de atendimento de emergências com produtos perigosos.

Destaca-se a participação ativa dos bombeiros do 7° BBM de Montes Claros e da 6ª Companhia Independente de Bombeiros de Diamantina. Além disso, representantes do Samu Macro Norte e do Plano de Apoio Mútuo das indústrias locais marcaram presença, juntamente com colaboradores da Eco 135. É relevante ressaltar também a participação de profissionais de grandes indústrias, como Nestlé, CSN Cimentos e Eurofarma.

Essa iniciativa do 4° Comando Operacional de Bombeiros, ao realizar treinamentos específicos de forma rotineira, desempenha um papel fundamental na contínua melhoria da capacidade de resposta às demandas da população na região norte de Minas Gerais.