Na última semana, militares do 4° Bombeiros Bombeiros Militar (4°BBM), socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), juntamente com alunos e professores da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (Late) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participaram do 15º Congresso de Trauma e Emergência da Zona da Mata Mineira. O evento é aberto ao público e especialmente voltado para acadêmicos de medicina e enfermagem, técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros, além de outros profissionais de Atendimento Pré-hospitalar (APH), como condutores, socorristas e Bombeiros.

O evento busca discutir temas relacionados ao APH, Trauma e Emergência. Dentre as atividades previstas, o Corpo de Bombeiros Militar, CBMMG e Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Samu Cisdeste), realizaram na Praça Cívica da UFJF, um treinamento prático com oficinas montadas como, “Atendimento inicial ao paciente politraumatizado”, “Retirada de capacete e imobilização em prancha rígida”, “Manejo de via aérea no APH” e “Colisão veicular com extricação em KED e Raltek”.

O objetivo principal e propor uma melhor integração entre os integrantes dos diversos órgãos do sistema de atendimento pré-hospitalar e propiciar oportunidade de aprendizado a todos envolvidos.