4°BBM operacionaliza Posto Avançado de Bombeiros Militar na cidade de Cataguases

Início / Notícias Criado em: 13-01-2022 às 13h:20

4º BBM OPERACIONALIZA POSTO AVANÇADO DE BOMBEIROS MILITAR NA CIDADE DE CATAGUASES

Na última quarta-feira, (12), quarta-feira, foi operacionalizado o Posto Avançado de Bombeiros Militar (PA BM) no município de Cataguases/MG.

O PA BM contará com um efetivo de 18 (dezoito) militares, sendo 08 (oito) sargentos e 10 (dez) soldados, que serão responsáveis pelo atendimento operacional, além do município sede, pelos municípios de Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases. Essas cidades totalizam uma extensão territorial de aproximadamente 831.943km² e uma população de cerca de 104.866 pessoas.

O Posto Avançado, inicialmente, contará uma Auto Bomba Tanque (ABT0922) para as diversas ações BM e terá como pelotão apoiador o 7º Pelotão BM - Leopoldina que, por sua, vez subordina-se à Primeira Companhia Operacional do Quarto Batalhão de Bombeiros Militar.

Por tratar-se uma unidade avançada, a fração não terá o tridígito 193, que estará presente em seu Pelotão apoiador, que irá repassar as demandas recebidas para a articulação do PA BM - Cataguases. Porém, para um acionamento direto, o Posto Avançado poderá ser acionado pelo número (32) 3429-2638.

O executivo local, inicialmente, pleiteou uma brigada municipal para a cidade, porém, dado o porte do município, a previsão de instalação de uma unidade BM na cidade até 2026 (3º ciclo do Plano de Comando) e o contexto político favorável, foram iniciadas tratativas para a instalação de um PA BM no município, culminando com a operacionalização ocorrida hoje.

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Cataguases e o CBMMG também permitirá avançar no desenvolvimento das ações de prevenção contra incêndio e pânico em cumprimento ao prescrito pela Lei Estadual e Federal e na implementação, operacionalização e execução das diretrizes e objetivos estabelecidos pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, previstos pela Lei 12.608/12, com a elaboração de planos de contingências para situações de grandes emergências no município, mapeamentos de áreas de risco, ações de capacitação que visem a promoção da cultura prevencionista, através do desenvolvendo ações de prevenção, mitigação, preparação e resposta e recuperação, fomentando principalmente ações preventivas no município.

Esta é uma demanda antiga e uma necessidade da população cataguasense.
“Este é um sonho antigo dos cataguasenses que agora vai se tornar realidade”, afirmação feita pelo prefeito, José Henriques, divulgada no site da prefeitura de Cataguases.

Em breve teremos a inauguração solene da unidade com a presença das autoridades civis e militares que em muito contribuíram para a manifestação desse sonho tão antigo da comunidade cataguasense.

O processo de inauguração de uma unidade do CBMMG é reconhecidamente complexo e desafiador. Para aumentar a capilaridade da Corporação e diminuir o tempo resposta são necessárias ações planejadas estrategicamente de forma minuciosa. Tudo isso para gerar o desejado resultado de estarmos cada dia mais próximos de todos os mineiros.