Entre os dias 25 e 26 de janeiro, o Quarto Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) e servidores da Defesa Civil, realizaram o treinamento NAC/Nupdec (Núcleo de Alerta de Chuva e Núcleo de Proteção de Defesa Civil) da Região Sul de Juiz de Fora. O treinamento teve uma carga horária de 10 horas, e englobou os bairros de Santa Luzia, Bela Aurora, Ipiranga, Teixeiras, São Geraldo, dentre outros.

Esta ação, fez desse grupo um dos maiores grupos de voluntários NAC de Juiz de Fora. A partir de agora, os 15 integrantes do grupo estão em condições de atuar como voluntários, apoiando o Corpo de Bombeiros nos eventos adversos. Sabendo identificar riscos hidrológicos e geológicos, orientando e alertando a população em áreas de risco.

O treinamento é realizado com aulas e temas relacionados aos eixos norteadores da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), englobando autoproteção em enchente/inundação e primeiros socorros. A participação no treinamento é realizada de forma gratuita e voluntária.