Nesta terça-feira (7), o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4°BBM) e a 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (2° Cia Ind de Barbacena) realizaram na cidade de São Brás do Suaçuí, um simulado de emergência que teve como objetivo primordial a disseminação da cultura de prevenção e autoproteção, bem como a avaliação e teste do plano de intervenção de prevenção de acidentes da MRS Logística S.A., uma das maiores empresas do setor ferroviário no Brasil.

Nesse cenário simulado, as equipes enfrentaram um desafio complexo que envolveu o tombamento de uma locomotiva, com uma vítima presa às ferragens no interior da cabine. Além disso, houve a simulação de vazamento de combustível (diesel) e o início de um incêndio no interior das locomotivas. Essa abordagem permitiu que os participantes testassem suas habilidades em situações de acidentes, incêndios e pânico, garantindo a prontidão para responder a essas emergências de forma eficaz e segura.

A atividade não apenas serviu como um importante exercício de treinamento, mas também teve o mérito de promover a integração entre as unidades do CBMMG e da MRS Logística. A segurança é uma prioridade constante na indústria ferroviária, e iniciativas como essa desempenham um papel fundamental na capacitação de equipes para lidar com situações adversas de maneira eficaz, minimizando riscos e garantindo a integridade de todos os envolvidos.

A MRS Logística S.A. e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais demonstraram seu compromisso com a segurança, a formação contínua e a prontidão para emergências, contribuindo para a proteção de vidas, do meio ambiente e do patrimônio.