Na manhã de hoje (25), o 3º Comando Operacional de Bombeiros (3º COB) realizou o 2º Workshop de Preparação ao Período Chuvoso, evento online que objetivou a capacitação dos bombeiros militares, servidores municipais, agentes de Proteção e Defesa Civil e população, buscando a integração entre os órgãos para o desenvolvimento de ações preventivas ao período crítico, para que a resposta aos desastres seja mais eficiente.

O workshop contou com mais de 300 participantes e 5 palestras com as seguintes temáticas: Boas práticas da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Juiz de Fora e resultados obtidos no último período chuvoso; Gestão de Risco de Desastres aplicada aos riscos hidrológicos; Aplicativos voltados para a gestão do risco; Previsão do tempo e risco hidrológico para o período chuvoso e Base de Operações, autossuficiência na resposta a desastres e ajuda humanitária.

A abertura do evento foi realizada pela subchefe da 3ª Seção do Estado-Maior, major Marcely Izabel de Oliveira Camargos que deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância e relevância do evento e das ações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na gestão do risco de desastres.

O CBMMG, dentre suas atribuições constitucionais, tem a missão de exercer as atividades de proteção e defesa civil e, com isso, tem buscado se qualificar para cada vez mais desenvolver ações junto aos municípios, ampliando sua atuação em todas as fases do ciclo de Proteção e Defesa Civil.

O eixo suporte 2, aumento da resiliência aos desastres, presente na 5ª Edição do Plano de Comando, amplia a participação do CBMMG junto à sociedade, fortalecendo as ações que visam a redução dos riscos de desastres e preparação das comunidades. Nesse sentido, como atividade que antecede ao período chuvoso de 2023/2024, o Workshop promovido pelo 3º COB demonstra sua relevância.

Ao final do evento, o coronel André Humia Casarim, respondendo concomitantemente pelos 2º e 3º COBs, realizou o encerramento, parabenizando os palestrantes e agradecendo a todos pela integração interagências e troca de ideias, ações que contribuem para tornar as cidades mais resilientes.