As condições climáticas adversas durante a temporada de seca desencadeiam um aumento significativo nas ocorrências de incêndios em vegetação em todo o estado de Minas Gerais. Esses eventos não apenas representam uma ameaça ao meio ambiente, mas também têm sérias ramificações socioeconômicas.

Na tarde da última quinta-feira (06), o 3º Comando Operacional de Bombeiros (3º COB) promoveu o 3º Webinário de prevenção aos incêndios florestais com o foco em Unidades de Conservação Estaduais (UC). O evento teve como objetivo capacitar a tropa para o período de estiagem e alinhar as ações para a prevenção e combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação.

O evento teve por finalidade atualizar a tropa a respeito das legislações que tratam da prevenção e combate aos incêndios florestais em Unidades de Conservação Estaduais, não obstante apresentar aos militares o Sistema de Meio Ambiente (SMA) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Com o advento do Decreto n. 48.767, de 26 de janeiro de 2024, que trata da Força Tarefa Previncêndio (FTP), compete ao CBMMG, dentre outras atribuições, o planejamento, coordenação e execução das atividades operacionais de prevenção e combate aos incêndios florestais nas UCs, bem como em suas zonas de amortecimento ou entorno, observadas as competências do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

A abertura do Webinário foi feita pelo Coordenador Regional de Meio Ambiente do 3º COB, tenente-coronel Washington Goulart do Nascimento, subcomandante do 3º COB, que apresentou as diretrizes institucionais que irão desencadear a atuação bombeiro militar na gestão das iniciativas ambientais no CBMMG, com o objetivo de aprimorar a eficiência e eficácia operacional voltadas para as UCs.

O evento on-line, que reuniu 309 militares do 3º COB e contou com três palestras. A primeira, ministrada por militares da Divisão Operacional do 3º COB, apresentou de forma detalhada as competências do CBMMG frente às ações especializadas na gestão, prevenção e combate aos incêndios florestais em Unidades de Conservação Estaduais, além de apresentar as estratégias e protocolos institucionais durante o período.

As demais palestras foram ministradas por militares dos Núcleos de Incêndio Florestal (NIF) do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) e da 2ª Companhia Independente (2ª Cia Ind.), os quais apresentaram para a tropa as Unidades de Conservação existentes em cada região, bem como um diagnóstico logístico e operacional de cada UC.