3º COB promove reunião com Compdec's da região de Conselheiro Lafaiete

Início / Notícias Criado em: 10-09-2021 às 14h:36

Considerando as mudanças nas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC - no ano de 2021 e a fim de iniciar a capacitação em Proteção e Defesa Civil na área de articulação o 3º Comando Operacional de Bombeiros, juntamente com a 2ª Companhia Independente de Bombeiros, elaborou instruções para os Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil da região.

O encontro ocorreu no dia 09 de setembro, na Sede da 2ª Companhia, em Conselheiro Lafaiete, e foi a primeira capacitação presencial de 2021 na área de articulação do 3º COB.
Além de trabalhar os assuntos voltados para a preparação ao período chuvoso, foi uma oportunidade de estreitar os laços e abordar as temáticas da doutrina de Proteção e Defesa Civil, Projetos e Boas Práticas entre CBMMG e COMPDEC e Sistema de Comando em
Operações (SCO).

O CBMMG, por meio do Plano de Comando 4ª Edição, dispõe no eixo suporte 2 - Aumento da Resiliência aos Desastres - o fortalecimento de ações que ampliam as intervenções junto à sociedade mineira e a todos os outros componentes do sistema de Proteção e Defesa Civil.
Os programas do Eixo Suporte 2, trazem o fomento à criação e operacionalização das COMPDEC, tornando o CBMMG referência e coordenação regional para as Coordenadorias, atuando no ciclo completo de PDC e desenvolvendo projetos de capacitação aos integrantes do sistema, tornando as cidades mais resilientes aos desastres.

As palestras sobre doutrina de PDC, atuação do CBMMG e COMPDEC e Sistema de Comando em Operações foram ministradas por militares do 3º COB e da 2ª Companhia Independente - Barbacena, com participação ativa dos Coordenadores presentes, visando uma troca de conhecimentos e experiências na área de Proteção e Defesa Civil.

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Conselheiro Lafaiete, Augusto Júnior Araújo, falou das boas práticas dentro do município. Passando uma visão geral de como são os trabalhos de Gestão do Risco de Desastres dentro da comunidade, como o mapeamento de áreas de risco com o Aplicativo Álea, como projeto piloto do 3º COB, além da parceria entre
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros que traz inúmeros benefícios para a comunidade.

O 3º COB visa fortalecer o elo com todos os COMPDEC da área de articulação, disseminando a cultura de prevenção e autoproteção. A próxima reunião será realizada na cidade de Juiz de Fora, com os Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil da área da 1ª Cia Operacional do 4º BBM, em data a ser definida.