A manhã desta quinta-feira (9), foi marcada pela solenidade de Passagem de Comando Conjunta do 3º Comando Operacional de Bombeiros (3º COB) e do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), realizada no Teatro Paschoal Carlos Magno, em Juiz de Fora. A cerimônia marca a passagem e assunção dos comandos das unidades.

Após 3 anos à frente do 3ºCOB, o coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, deixa esta unidade para assumir o Comando Especializado de Bombeiros (CEB), o tenente-coronel Winderson Alain Moura deixa o comando do 4ºBBM para assumir o 3ºCOB e o tenente-coronel João Guilherme Britto Vieira assume o comando do 4ºBBM.

Estiveram presentes na solenidade, a subcomandante e chefe do Estado-Maior do CBMMG, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa; o comandante da 4ª Região de Polícia Militar coronel PM Renato Salgado Cintra Gil; o juiz diretor do Foro da Comarca de Juiz de Fora, Dr. Paulo Tristão Machado Júnior, entre outras autoridades civis e militares.

A chefe do Estado-Maior, coronel Daniela falou sobre os ciclos, novas funções dos oficiais, bem como da competência dos novos comandantes. Ela destacou a fundamental importância da rede de apoio e citou uma passagem bíblica desejando que os comandantes sejam fortes e corajosos diante dos novos desafios.

O tenente-coronel Winderson expressou sua gratidão a tropa, aos parceiros que colaboraram com seu comando e com sua evolução profissional e pessoal. Falou sobre as conquistas e avanços da unidade e assumiu o compromisso de continuar se esforçando em seu novo desafio.

O coronel Ângelo destacou que a integração dos comandantes com o CBMMG mostrou força e eficiência e falou sobre humildade no comando, lealdade e comprometimento. Por final, frisou a saudade que sentirá dos amigos que deixará na unidade.

O comando é a mais nobre missão que pode ser atribuída a um militar, para a qual o oficial é preparado desde os bancos da Academia de Bombeiros Militar. Já a alternância de cargo é fundamental para a renovação do exercício das funções, bem como para a busca pela excelência no serviço prestado à sociedade mineira.