O 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), por meio do Grupo Gestor de Redução do Risco de Afogamento, realizou o 2º e 3º Treinamento de Atendimento Pré-hospitalar para Afogamentos nos municípios de Conceição do Mato Dentro e Santana do Riacho, nos dias 14 e 15 de março. O treinamento faz parte das ações definidas pelo grupo, conforme Plano de Redução do Risco de Afogamentos do 1º Comando Operacional de Bombeiros (1ºCOB).

Foram treinados cerca de 45 agentes municipais e voluntários de Conceição do Mato Dentro, Santa no Riacho, Morro do Pilar e Congonhas do Norte, municípios conhecidos pela grande quantidade de cachoeiras e mananciais e que recebem todos os anos milhares de turistas, o que contribui para um alta taxa de afogamento na região.

As instruções ministradas tiveram foco na redução do risco de afogamento, orientando os participantes sobre a importância da prevenção nesses casos. Foram também ensinadas técnicas de ressuscitação cardiopulmonar e lateralização de vítimas, para os casos de afogamentos presenciados. Nas instruções práticas os participantes foram instigados a fornecerem flutuação e tentarem a acessar as vítimas com uso de cordas e outros objetos, desde que a ação fosse segura.

É evidente a relevância das instruções conjuntas com os demais atores do Sistema de Proteção e Defesa Civil. A abordagem multissetorial dos riscos que ameaçam as comunidades permite uma gestão de riscos completa, contribui para a eficácia das ações preventivas, eleva o nome da corporação e aumenta a resiliência nas comunidades.