O Terceiro Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBMM) realizou na última segunda-feira (4), o Primeiro Workshop de Captura / Extermínio de Abelhas e Marimbondos. A iniciativa representa mais um passo da corporação no caminho da preservação das espécies e responsabilidade ambiental, tendo em vista o importante papel desempenhado por abelhas e marimbondos como agentes polinizadores.

Participaram do workshop cerca de 28 militares do 1º, 2º, 3º BBM e Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad). O treinamento teve instruções práticas e teóricas e com carga horária total de 8h/aula. Foram apresentados os principais conceitos, tipos de abelhas e de enxames, identificação dos insetos, materiais e equipamentos mais utilizados na atividade.

As vistorias em enxames de insetos também foram abordadas, pois representam grande parte dos registros de ocorrências envolvendo abelhas e marimbondos atendidos pela corporação. É importante que as ocorrências sejam triadas adequadamente e que haja atuação das guarnições nos casos em que exista realmente o risco às pessoas. O extermínio deve ser realizado somente em caso de risco iminente, quando não é possível outra medida mitigadora.

Além disso, os alunos foram orientados sobre a captura de enxames e a importância da preservação destes, em virtude do papel ambiental que desempenham. Foram apresentadas as caixas aspiradoras desenvolvidas pelos instrutores e o modo de construção das mesmas, com a apresentação de vídeos da utilização do método de aspiração em ocorrências.

A capacitação da tropa e a busca constante por conhecimento refletem diretamente no atendimento prestado à sociedade. Essas iniciativas contribuem para o aprimoramento técnico dos militares, além de promover a integração de diferentes Unidades e estimular a cooperação entre elas.