3°COB promove ações para enfrentamento ao período chuvoso

Início / Notícias Criado em: 03-11-2022 às 13h:44

Com o objetivo de preparar as Unidades para as ações que serão desenvolvidas durante o período chuvoso 2022/2023, o 3º Comando Operacional de Bombeiros promoveu na última semana, a capacitação para os militares da região do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (Juiz de Fora) e da 2ª Companhia Independente (Barbacena). O evento contribuiu para preparar os bombeiros para prestar suporte técnico e operacional aos municípios da região da Zona da Mata e Campos das Vertentes, podendo atuar em todo o ciclo de Proteção e Defesa Civil.

Durante o evento, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Juiz de Fora ministrou palestra sobre “Percepção de Riscos Geológicos e Hidrológicos”, por meio dos engenheiros civis Camila Galvão e Joviano Assis. O tema contribuiu para que os participantes ampliassem o conhecimento acerca dos riscos, sendo de fundamental importância para o reconhecimento e desenvolvimento das ações de Gestão do Risco de Desastres dentro dos municípios de articulação.

Integrantes da Divisão Operacional do 3º COB ministraram outras duas palestras, as quais trataram sobre as atividades do CBMMG dentro do ciclo completo de Proteção e Defesa Civil, articulado com as diretrizes institucionais e Instrução Técnica Operacional nº 33, os quais estabelecem os procedimentos operacionais que regulamentam as ações do Corpo de Bombeiros nas ações de PDC.

Com o conhecimento, os militares poderão atuar no auxílio às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil nas atividades de mapeamento e vistorias em áreas de risco, auxílio na confecção dos planos de contingências e manuseio do sistema S2ID, prestando todo suporte técnico e operacional na Gestão dos Riscos e dos Desastres.