O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) sempre teve a preocupação pela busca de um contato direto com a sociedade, proporcionando capacitações para o público civil em diversas áreas como atendimento pré-hospitalar, natação e projetos sociais para atendimento da comunidade escolar. Nas escolas os militares oferecem instrução para os alunos sobre ocorrência de acidentes domésticos, bem como outras formas de instrução e capacitação, visando sempre o aprimoramento de uma cultura de prevenção que possa ser disseminada na sociedade, almejando com isso a diminuição significativa da ocorrência de acidentes, principalmente os domésticos.

No caminhar desse processo visualizou-se a grande importância de retomar as atividades de um projeto social bem-sucedido, desta forma, surgiu o projeto “Bombeiro nas Escolas”. Vale ressaltar que esse projeto continuou ocorrendo em algumas unidades da CBMMG, porém cada unidade com atuação de acordo com sua realidade regionalizada. Considerando sua grande importância como representou uma iniciativa de sucesso em momentos anteriores na história da corporação, buscando sempre a atualização das ações, sendo uma iniciativa aplicada em todas as unidades operacionais, coordenada pelos Comandos Operacionais de Bombeiro (COB'S).

O Projeto Bombeiro nas Escolas tem o intuito de disseminar a cultura de prevenção e autoproteção e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes. No início do mês de Dezembro foram formadas as primeiras turmas na área de articulação do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3°BBM). Foram treinadas cerca de 90 crianças na Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo, no Bairro Cidade Nova, em Belo Horizonte. Também participaram do treinamento professores e funcionários da escola. As crianças tiveram instruções de prevenção a acidentes domésticos, reconhecer placas de sinalização próprias dos sistemas preventivos das edificações, aprenderam como proceder ao abandono seguro de uma edificação em caso de incêndio e, principalmente, como se portar de forma a evitar acidentes. Em todas as instruções e etapas de interação os militares buscaram disseminar a importância da prevenção a incêndios e procedimento de evacuação de emergência, inclusive sendo realizado, com a participação de todos, um simulado de evacuação.