Na manhã de ontem (4), foi realizada a solenidade em comemoração aos 30 anos de inclusão da mulher no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), com objetivo de realizar a integração e congraçamento das militares femininas, bem como proporcionar uma reflexão sobre as conquistas e a caminhada das mulheres na instituição.

O evento contou com a participação da subcomandante-geral do CBMMG e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, da coronel corregedora, Kênia Prates Silva Maciel de Freitas, da Diretora de Logística e Finanças, coronel Stella Coeli Flori Maciel Nunes Vieira, de bombeiras representantes de diversas partes do estado, das militares veteranas, muitas representantes da turma 113, primeira turma com militares femininas no CBMMG, além de autoridades de outras forças de segurança.

Durante a solenidade, a coronel Daniela, em seu discurso, contou um pouco da história de Maria Quitéria, militar baiana, que se disfarçou de homem para entrar no exército, em 1822, e quando teve descoberta sua identidade, recebeu o pedido de seu comandante para ficar pois, era importante sua permanência diante da sua habilidade com manejo de armas, bravura e disciplina em batalha. A partir de seu exemplo foi permitido que outras mulheres ingressassem no exército. A exemplo de Maria Quitéria, a coronel Daniela enfatizou a importância da presença das mulheres no CBMMG: “ também conquistamos o nosso lugar, temos bombeiras em todos os postos e graduações e em todos os quadros existentes nesta corporação, isso reflete, para além da maturidade organizacional do nosso CBMMG, também o respeito aos direitos e à força das mulheres”.

A chefe do Estado-Maior também ressaltou a importância da representatividade feminina no alto comando da corporação e destacou a presença no evento de várias militares representantes da primeira turma de soldados feminina a ingressar no CBMMG: “foi um período de muitos desafios, dificuldades, mas também de muitas vitórias e realizações. Sinto muito orgulho de representar a turma pioneira no alto comando da corporação”. Por fim, a coronel manifestou gratidão pelos serviços prestados por cada uma das pioneiras, que deixaram sua contribuição na construção da história da corporação.

Após a solenidade, foram realizadas palestras e alguns sorteios de brindes para as participantes, além de um almoço de confraternização.

Conquistas das mulheres no CBMMG

Há 30 anos, surgia a primeira turma de mulheres bombeiras militares no CBMMG. A chamada para o concurso previa 80 vagas e dentre outras coisas, listava idoneidade moral e político-social, ser solteira, entrevista junto a familiares e vizinhos, e, claro, teste físico. Pioneiras, elas passaram pelo mesmo treinamento que os bombeiros da época: natação, salvamento aquático, terrestre, em altura, mergulho, ordem unida, educação física, incêndio e muito mais. A turma 113, a primeira composta por mulheres, ingressou nas fileiras da corporação, desafiando estereótipos, barreiras e construindo um caminho de conquistas que ecoaria até os nossos dias.

Além do trintenário da turma pioneira, 2023 também fica marcado como um ano de avanço de representatividade feminina na corporação. Em fevereiro, pela primeira vez na história das corporações militares mineiras, uma mulher foi anunciada como chefe do Estado-Maior, demonstrando uma quebra de paradigmas e o reconhecimento da competência e habilidade das mulheres para cargos cada vez mais desafiadores.

Já, em setembro deste ano, o maior evento nacional feminino de bombeiras, ocorreu na Cidade Administrativa de Minas Gerais. O 8º Encontro Nacional de Bombeiras Militares (Enbom) reuniu cerca de 500 representantes de todos os estados do Brasil. Ainda durante este evento, o comandante-geral, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, anunciou o primeiro concurso para ingresso na corporação com ampla concorrência, sem divisão de vagas entre homens e mulheres. E no mês de novembro, mais uma oficial bombeira foi promovida ao posto de coronel, compondo o alto comando do CBMMG, colegiado que exige de seus membros características como habilidade, maturidade, competência, espírito agregador e capacidade de lidar com desafios.

Os avanços percebidos em 2023 corroboram a honrosa missão das militares femininas, consolidando um legado memorável, um comprometimento diário e um futuro promissor ao CBMMG.

Veja mais fotos do evento!

Assista o PodCast realizado em homenagem aos 30 anos do ingresso das mulheres no CBMMG!