Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Nesses locais a atuação do Bombeiro Militar para promover Salvamentos diversos requer cuidados e treinamentos específicos, devido à grande possibilidade de exposição ao risco envolvido.

Pensando nisso, o 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2°BBM) desenvolveu uma sequência de treinamentos aos militares envolvidos na atividade operacional, a fim de melhor prepará-los para um atendimento eficiente e ágil frente a ocorrências de tal natureza, além de aprimorar os conhecimentos adquiridos durante cursos e vivência operacional.

As instruções ocorreram em durante 3 dias, contando com instruções teóricas, demonstrativas e principalmente prática e simulada.

Foram abordados diversos temas, desde Conceitos e Normativas, Responsabilidades das equipes de resgate público e privado, Acidentes em espaços confinados, Medidas de controle, Áreas classificadas, Controle de energias perigosas, APH no Espaço Confinado, entre outros.

Para tratar de Avaliação Atmosférica, o 2ºBBM contou com o apoio do BEMAD, com o Pelotão de Produtos Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares (PQBRN) demonstrando múltiplos equipamentos disponíveis para utilização em Apoio ao Batalhão em ocorrências diversas, entre eles os mais modernos Explosímetros, Detectores Multigás e Câmera Térmica.

Através de parcerias, também foi possível realizar treinamento de forma a simular o salvamento de vítimas em Espaço Confinado, em um Tanque com repartições e um poço de um Centro de Treinamento em Contagem, aproximando ao máximo o treinamento a um possível cenário de ocorrência.

Todo o treinamento contou como o apoio do convidado renomado na área, o 2º Sargento BM Veterano Sérgio Luís Chagas, instrutor de Espaço Confinado no CBMMG e especialista em Resposta a Emergência Sul-americano pela universidade de bombeiros pela Texas A&M University – USA.

Mais uma vez, o 2ºBBM demonstra sua preocupação em preparar com excelência os militares da atividade fim do CBMMG para melhor atender a população mineira.