2º BBM promove simulado de acidente com produtos perigosos

Início / Notícias Criado em: 01-07-2021 às 13h:43

Tendo como premissa o treinamento e a qualificação constantes, o 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ºBBM) promoveu, nesta semana, uma atividade simulada em que as guarnições (GU) do Bravo 01, ASL 1423 e ABT8955 deslocaram-se para atendimento de um simulado envolvendo ocorrência de acidente veicular com produtos perigosos. O simulado foi organizado pela concessionária Arteris da BR-381.

Tratava-se de um cenário de ocorrência envolvendo um acidente entre duas carretas, uma carregando GLP à granel e outra carregando bombonas de 200 litros de amônia. Não havia danos ao caminhão com GLP, contudo havia vazamento de amônia. Estavam envolvidos no simulado os seguintes órgãos: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Arteris e Ambipar, empresa de gestão ambiental.

No momento da chegada das GU’s duas vítimas já haviam sido retiradas da zona quente pelos socorristas da Arteris e estavam sendo atendidas pelas equipes da própria concessionária. O Coordenador Bombeiros de Unidade, conhecido como CBU, identificou os produtos à distância, instaurou o Sistema de Comando em Operações (SCO), delimitou as zonas e acionou o Batalhão de Emergências e Respostas Ambientais (Bemad) e o Núcleo de Emergências Ambientais do estado.

Posteriormente, foi feita a retirada rápida, pelas guarnições do 2ºBBM, de uma vítima retida no banco do motorista do caminhão que carregava amônia, com o uso de uma linha de proteção e BMs equipados com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR’s).

Em seguida, chegaram as guarnições do Bemad. Esses militares montaram um corredor de descontaminação e contiveram o vazamento de amônia. Todos que adentraram à zona quente foram então descontaminados.

Por fim, as Gu’s BM acompanharam e fiscalizaram o trabalho da empresa Ambipar na remoção do restante do produto e na liberação da via. Após o simulado foi feito um debriefing com os militares envolvidos e as guarnições retornaram aos respectivos batalhões.