Durante o mês de maio de 2024, o 2º Batalhão de Bombeiros Militar – 2º BBM realizou a Operação "Alerta Verde - Unidades de Conservação" sob a supervisão e controle de sua área de articulação. Essa iniciativa destaca o compromisso da unidade com a prontidão e eficiência na proteção ambiental e no combate aos incêndios florestais, fortalecendo a segurança das UCs e das comunidades adjacentes.

Seguindo um cronograma pré-definido, militares da unidade realizaram visitas nas Unidades de Conservação APA Vargem das Flores Betim/MG, Parque Estadual Serra do Rola Moça Belo Horizonte/MG, APA Floresta São Judas Tadeu Betim/MG e APA Parque Fernão Dias Contagem/MG.

Foram verificadas as instalações, recursos logísticos e capacidade operativa de cada UC e ofertado ao representante das APAs oportunidade para atualização dos servidores nas técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais e execução de treinamento sobre a ferramenta Sistema de Comando de Operações - SCO.

Também foram repassados temas como mapeamentos das áreas de risco, com prioridades ao combate a incêndios nos locais de interesse ecológico, bem como a localização dos pontos de apoios potenciais, tanto em termos de recursos humanos quanto logísticos.  Além disso, foi apresentando o protocolo de acionamento do CBMMG pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF para o emprego de recursos humanos e logísticos, incluindo recursos aéreos, em casos de ocorrências de incêndios florestais, além do controle das condições operativas para ações de prevenção e combate a incêndios florestais nas unidades de conservação. Nas UCs que não possuem o PPCIF, foram realizados ajustes para elaboração do mesmo.

Ainda dentro da Operação Alerta Verde, a unidade desempenhou ações conjuntas com integrantes das prefeituras que apresentam UCs em suas delimitações, Compdecs, Secom e Semad presentes na reunião, que visaram desenvolver e divulgar campanhas educativas de prevenção nas áreas de preservação.

Coordenação sob responsabilidade do CBMMG

Conforme redação de Decreto Estadual, em janeiro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG foi designado como órgão responsável pela Coordenação Operacional da Força Tarefa Previncêndio - FTP. Essa atribuição confere ao CBMMG a responsabilidade de planejar, coordenar e executar as operações de prevenção e combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação Estaduais - UCs, assim como em suas áreas circundantes.

Em todas as visitas à Unidades de Conservação foram realizadas a divulgação do novo Decreto da Força Tarefa Previncêndio e do Sistema de Meio Ambiente do CBMMG, em apoio primário às UCs da área de articulação do 2º BBM; a capacidade humana e logística para atuação integrada à Unidade de Conservação; ações necessárias para construção ou atualização do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na Unidade de Conservação Estadual; atualização do controle de dados relativos aos mapeamentos das áreas de risco; interesse ecológico; pontos de apoio potenciais e recursos humanos e logísticos da UC; atuação Operacional com o Protocolo de acionamento do CBMMG pelo IEF através do tridígito 193 e campanhas preventivas com ações locais e no entorno das Unidades de Conservação.