Ao longo da última semana, militares do Núcleo de Incêndio Florestal do 2° Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), além de bombeiros de outras unidades, participaram da capacitação de Nivelamento dos Núcleos de Incêndios Florestais (NIFs) do 1° Comando Operacional de Bombeiros (1º COB).

Os militares receberam instruções teóricas e práticas sobre o decreto 48.767, que dispõe sobre a Força Tarefa Previncêndio, noções de georreferenciamento e geoprocessamento, desenvolvimento de planos de ação, regime do fogo e técnicas de manejo integrado do fogo.

A tropa se mantém atualizada e buscando métodos eficientes para o enfrentamento ao período de estiagem. Aliado a estas medidas, contamos com a colaboração de toda a comunidade para a redução de queimadas e a preservação de áreas ambientais.

Unidades de Conservação

Também na última semana, oficiais do 2° BBM participaram de uma reunião do Comando Operacional de Bombeiros e  do Comando Especializado de Bombeiros (CEB) para alinhamento dos procedimentos a serem executados nas atividades de prevenção e combate a incêndios florestais.

A preservação das Unidades de Conservação (UC), bem como o planejamento e coordenação das ações foram tratados no encontro. E os militares foram atualizados sobre as novas diretrizes de atuação nestes espaços. Com a publicação do decreto, o CBMMG passa a coordenar as atividades operacionais do programa de prevenção e combate à incêndios florestais nas UCs estaduais e suas zonas de amortecimento ou entorno.

Clique aqui e saiba mais sobre o decreto!