No último mês, o 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM) participou de diversas ações de Gestão do Risco de Desastres (GRD) envolvendo barragens em sua área de articulação. A participação do CBMMG nas ações de GRD alinha-se ao Plano de Comando, que tem como um de seus objetivos estratégicos o de "incentivar a cultura de prevenção e proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente", e que prevê o aumento da resiliência aos desastres por meio da atuação em todas as fases do ciclo de Proteção e Defesa Civil (PDC). As ações da unidade reforçam a importância do envolvimento do Corpo de Bombeiros nas ações de GRD e nas atividades simuladas envolvendo barragens.

Teste de sirenes na REGAP

Diante desse contexto, em 17 de maio, o 2º BBM teve importante participação no Teste Operacional de Sirenes da Barragem de Ibirité-Lagoa da Petrobras, utilizada no processo industrial da Regap - Refinaria Gabriel Passos, nos municípios de Betim, Ibirité e Sarzedo.

A realização do teste buscou envolver todos os atores constituintes do sistema para prevenção e redução de riscos e desastres envolvendo a Barragem.

Simulado Itaminas - Sarzedo

Em 24 de maio, o 2º BBM também participou do simulado de emergência nas barragens B1 e B4 da mineradora Itaminas, em Sarzedo. No simulado, estiveram presentes representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), da PMMG e das COMPDEC de Sarzedo, Ibirité, Igarapé, Esmeraldas, Juatuba e Betim.

O simulado visou garantir integração entre os vários órgãos presentes nas áreas de abrangência das barragens, com ações direcionadas à prevenção e atuação em caso de desastres.

Seminários orientativos - Igarapé

Em continuidade às ações de GRD envolvendo barragens, nos dias 25 e 28 de maio, o 2º BBM participou dos seminários orientativos destinados à população inserida na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens B1 Auxiliar e B2, da Mineração Morro do Ipê. A participação faz parte da preparação para o simulado de emergência dos empreendimentos, que ocorrerá no dia 8 de junho de 2024 em Igarapé-MG.

Além da participação em eventos externos, nos meses anteriores, militares da unidade participaram de palestras com o tema: “Treinamento sobre riscos tecnológicos “, visando conhecer as ameaças, exercer atividades de prevenção junto a sociedade dos locais com barragens e ações para efetivação dos conceitos da Gestão do Risco de Desastres (GRD) nos espações de contenção.