Na manhã de ontem (13), em ato solene, o 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (2º BBM) comemorou o 57º aniversário de instalação da Unidade na cidade de Contagem. A solenidade contou com a presença da chefe do Estado-Maior, Daniela Lopes Rocha da Costa, do Prefeito da cidade de Igarapé, Arnaldo de Oliveira Chaves, do ex-deputado estadual, Bartolomeu Moreira (Bartô), da vice-presidente da Associação Feminina de Assistência Social e Cultura (AFAS), Ana Paula Botelho Dias, além de diversas autoridades militares e civis, as quais foram recebidas pelo comandante do 2ºBBM, tenente-coronel Bruno Barbosa de Menezes.

O evento foi marcado pela entrega da Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, da Medalha do Mérito Profissional dos anos de 2020 e 2021, além da Medalha Mérito Militar, graus ouro, prata e bronze e do troféu de destaque profissional para aqueles que se destacaram no cumprimento de suas missões diárias.

Também foram homenageados na ocasião todos aqueles que contribuíram com a história do Batalhão e continuam auxiliando diuturnamente para o aprimoramento dos trabalhos, garantindo a prestação de serviços de qualidade à população. Os agraciados receberam a moeda comemorativa dos 57 anos do Batalhão dos Bravos.

Ao final da solenidade, a coronel Daniela parabenizou a unidade e destacou a busca constante pelo aprimoramento dos serviços prestados, em busca de um atendimento de excelência à sociedade. O 2º BBM, ao longo de sua história, demonstra respeito, comprometimento e dedicação no cumprimento de sua missão.

História do 2ºBBM

No dia 25 de agosto de 1966 foi assinada a lei estadual nº 4.234, que instituiu a diretoria de bombeiros, criando o primeiro, o segundo e o terceiro batalhão de bombeiros. A partir do esforço e dedicação de diversos militares, o 2º Batalhão de Bombeiros Militar foi instalado, inicialmente, na Praça da Cemig, em Contagem. Posteriormente, em 21 de junho de 1978, a unidade foi transferida para o atual endereço na Avenida João César de Oliveira.

Iniciando o seu trabalho com um efetivo de 267 bombeiros militares, o batalhão, cognominado “Batalhão dos Bravos” seguiu sua trajetória de aprimoramento técnico-profissional e de atuação incansável na resposta aos desastres e na gestão dos riscos, em prol de mais segurança para toda a comunidade de sua área de abrangência.

A ampla história do batalhão vem sendo escrita, a partir da experiência adquirida no atendimento a grandes desastres, como o deslizamento na Vila Barraginha, em 1992, e o rompimento da Barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, no ano de 2019, descrita nos anais como a maior operação de busca e salvamento do Brasil.

O 2ºBBM atende hoje um total de 15 municípios e uma população de mais de 7 milhões de habitantes, articulando-se operacionalmente com uma sede, 4 pelotões destacados e 1 posto avançado.

Veja mais fotos em nossa galeria!