Na manhã da última terça-feira (23), a Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar realizou o I Workshop de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais que contou com a participação de militares da Aeronáutica, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e da Polícia Militar de Minas Gerais, de Agentes de Proteção e Defesa Civil, de Guardas Municipais, do Sindicato Rural de Barbacena, da Associação Cultural Ponto de Partida, da Via 040 bem como membros da sociedade civil.

O objetivo geral do Workshop foi promover ações de prevenção e preparação para o enfrentamento ao Período de Estiagem, com foco na prevenção e combate a incêndios florestais na região da 2ª Cia Ind. Tendo ainda como objetivos específicos educar, treinar, preparar e criar parcerias que possam contribuir para um melhor enfrentamento a este período nos municípios da área de articulação da 2ª Cia Ind, aumentando a resiliência destes municípios para o enfrentamento ao período de Estiagem e fortalecer a integração dos membros e os objetivos da Rinem/PAM-BQ.

As condições climáticas severas no período de seca influenciam diretamente no aumento das ocorrências de incêndios florestais em todo o estado de Minas Gerais, os quais têm se mostrado como um problema não somente ambiental, mas também econômico e social, que atinge todo tipo de bioma.

Além dos prejuízos causados ao meio ambiente, há danos a patrimônios, gastos com recursos humanos e materiais, públicos ou privados, perda de fertilidade do solo e danos às bacias hidrográficas.

A organização do evento agradece os ilustres palestrantes, que atuaram de forma imprescindível para o sucesso do evento: capitão  Ricardo Augusto Pereira da Cunha, subcomandante da 2ª Cia Ind; tenente Matheus Nascimento Viol, chefe da Seção de Planejamento da 2ª Cia Ind e 1º sargento PM Vicente Paulo de Oliveira, bem como a todos os presentes.