Na última semana, a 2ª Companhia Independente (2ª Cia Ind), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu o 1º Workshop de Salvamento Veicular da unidade, na cidade de Barbacena. O objetivo do evento foi aperfeiçoar, treinar e difundir as novas técnicas de salvamento veicular, bem como consolidar as relações profissionais entre o CBMMG e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A área de atuação da 2ª Cia Ind. abrange diversas rodovias, em especial as BR’s 040, 265, 494 e as MG’s 129, 132, 135, 155, 275 e 338, todas com alto fluxo de veículos pesados, como carretas, ônibus e caminhões, e carros de passeios, devido à importância industrial e turismo na região.

Os treinamentos aconteceram em dois dias, um na cidade de São João del Rei e o outro na cidade de Conselheiro Lafaiete, totalizando 70 participantes, entre bombeiros militares e integrantes do SAMU/CISRU, que atuam na região. Para sua realização, contamos com apoio da sociedade civil, por meio da Autopeças "Mão na Roda" que cedeu 7 carcaças de veículos e a "Gilson Peças Usadas" que contribuiu com 6 carcaças para o treinamento.

Importante ressaltar que, para prestar um atendimento de excelência à sociedade mineira e aos turistas que visitam constantemente a região, é preciso estar pronto para atender bem e rápido, reduzindo os agravos em situações de acidente automobilístico.

Para o socorrista do SAMU/CISRU Bruno Ricardo “o treinamento foi muito importante para entender a dinâmica do atendimento em conjunto e estreitar os laços entre as instituições”. O Cabo Wagner Damião Machado também ressaltou a importância do treinamento e a oportunidade de colocar em prática as técnicas aprendidas: “somos o que treinamos exaustivamente, e não é todos os dias que conseguimos material físico (veículos) para a prática. Aos colaboradores, nossos sinceros agradecimentos."