A Semana Latino-Americana de Prevenção ao Afogamento é uma campanha que une diversos países da América Latina em prol da causa da redução dos números de afogamentos. No Brasil, a Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) é um dos gestores da campanha, que anualmente é celebrada no mês de novembro, e no ano de 2023 ocorreu entre os dias 20 a 26. Nesse contexto, a 2ª Companhia Independente desenvolveu uma série de ações para marcar a data e contribuir para a gestão desse risco e orientar quanto ao tema que está diretamente relacionado a realidade mineira.

Estas ações se alinham com os objetivos estratégicos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que estão presentes na 5ª edição do Plano de Comando e demonstram a importância da prevenção, da eficiência nas respostas a desastres e da promoção da cultura de proteção à vida.

Barbacena

Ao longo da Semana Latino-Americana de Prevenção em Afogamento, os bombeiros de Barbacena efetuaram uma série de ações, incluindo vídeos e podcast, a fim de instruir e conscientizar a população com dicas importantes para se evitar afogamento. Na sexta-feira (24), foram realizadas visitas nos principais clubes recreativos da cidade e região, com o objetivo de orientar os responsáveis por esses estabelecimentos a respeito dos riscos de afogamento e da importância da tomada de medidas preventivas. Com o aumento das temperaturas e com a proximidade das férias escolares, há um crescimento no número de pessoas que procuram os clubes e balneários. Portanto, a atenção tanto dos banhistas quanto dos funcionários desses locais deve ser redobrada.

São João Del-Rei

Durante a Semana Latino-Americana de Prevenção em Afogamento o pelotão de São João del Rei desenvolveu ações em prol da causa da redução dos números de afogamentos. Foram realizadas visitas nos clubes sociais da cidade e na cachoeira do Bom Despacho, local que reúne muitos banhistas em dias ensolarados, com o intuito de instruir, educar e conscientizar o público sobre cultura de proteção à vida. Além disso participamos do programa da Rádio São João onde foi divulgado dicas de prevenção ao afogamento.

Conselheiro Lafaiete

Bombeiros de Conselheiro Lafaiete realizaram uma visita ao Clube Carijós, localizado na Avenida Prefeito Mário Pereira, afim de orientar os funcionários com relação aos cuidados envolvendo atividades aquáticas. Nos últimos dias, as elevadas temperaturas sugestionam à população o proveito de clubes, principalmente aos finais de semana e feriados. E portanto, é necessário redobrar a atenção e o cuidado para evitar afogamentos e outros acidentes relacionados à utilização de piscinas.