Na manhã desta segunda-feira (10), a Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar realizou as aulas inaugurais dos Cursos de Formação de Brigadistas Municipais (CFBM) de Carandaí e São Tiago. Este marco representa um passo significativo na capacitação dos profissionais que atuarão na prevenção e na resposta a emergencias nestes municípios.

O CFBM, com uma carga horária de 340 horas-aula, combina ensino à distância e módulos presenciais, oferecendo uma formação abrangente em diversas áreas. Entre os tópicos abordados estão primeiros socorros, salvamento terrestre e veicular, salvamento aquático, manejo de material de apoio operacional, operações de poda e corte de árvores, combate a incêndios florestais e urbanos, fundamentos de prevenção contra incêndios e pânico, manejo de produtos perigosos, gerenciamento de ocorrências e legislação básica. Todo o conteúdo é estruturado conforme a malha curricular aprovada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

A instalação das Brigadas Municipais previstas no Plano de Comando do CBMMG, representa uma estratégia essencial para levar atendimento aos municípios mineiros com população até 30.000 habitantes, garantindo um atendimento de qualidade, coordenado por bombeiros militares e adaptado às necessidades locais.