Na manhã desta terça-feira (19), foi colocado em prática mais um simulado de rompimento de barragens no distrito de Padre Fialho, em Matipó. O objetivo da atividade simulada é preparar a população local para um possível rompimento da barragem de polpa de minério, a qual é atestada como estável.

Anteriormente ao simulado, foram realizadas reuniões com a comunidade local e com os atores responsáveis pelas atividades de proteção e defesa civil. Foi apresentado o Plano de Ação Emergencial de Barragem de Mineração (PAEBM) para que cada órgão e a comunidade local saibam como proceder em caso de risco iminente de rompimento da barragem.

A barragem EBII da mina Germano é administrada pela Samarco, possui 17 metros de altura, 70 metros de comprimento e um volume de 120.942,00 m³. O seu rompimento atingiria 75 pessoas que se encontram na zona de autossalvamento e 31 pessoas na zona de segurança secundária.

O Simulado EBII contou com 69 pessoas de comunidades, 240 alunos, 24 universitários e 37 organizadores e observadores, totalizando 370 participantes.  O envolvimento e a capacitação de pessoas da comunidade e demais envolvidos é uma das formas mais eficientes de evitar maiores danos em caso de tragédias, promovendo mais proteção para quem está próximo a barragens.