2ª Cia de Teófilo Otoni realiza o 1º Workshop de Salvamento Veicular

Início / Notícias Criado em: 22-03-2023 às 11h:13

A 2ª Companhia de Teófilo Otoni realizou na última semana, o primeiro Workshop de Salvamento Veicular da região. Entre os dias 13 e 16 de março foram ministradas instruções teóricas e práticas, com o objetivo de promover a atualização e capacitação dos militares, se caracterizando como um momento de padronização das técnicas e procedimentos no âmbito da corporação.

O Workshop foi ministrado para 35 militares, pertencentes às 4 alas operacionais da fração, com uma carga horária de 14 horas. Foram apresentados os principais conceitos e técnicas relacionadas ao salvamento veicular como: o rebatimento de teto, elevação e rebatimento de painel, extração em veículos tombados e capotados, manejo de vidro, criação de grande porta e terceira porta, estabilização de veículos em diversas posições, isolamento correto da cena, gerenciamento de riscos, uso adequado de equipamento de proteção individual (EPI), além de técnicas de atendimento pré-hospitalar (APH).

No evento, também foram apresentadas as novas ferramentas desencarceradoras recebidas pela unidade, as Holmatro Pentheon, sendo ressaltado o seu correto manuseio.

Situado nas proximidades das rodovias BR 116 e BR 418, a 2ª Cia de Teófilo Otoni atende graves acidentes automobilísticos, o que demanda por parte dos militares o conhecimento a respeito de técnicas específicas de salvamento veicular e manejo de equipamentos hidráulicos.

Tanto a capacitação da tropa, quanto o recebimento de novos materiais, proporcionarão um melhor atendimento à população da região.

Além do esforço dos instrutores da 2ª Cia de Teófilo Otoni, destaca-se o importante apoio recebido pelo CBMMG de parceiros que disponibilizaram os veículos e recursos necessários utilizados durante o treinamento.