No ano de 2022, em toda a região do 5º Comando Operacional de Bombeiros (5ºCOB), conforme dados estatísticos apurados pelo Cinsp/CBMMG, 62% dos incêndios florestais ocorreram em área urbana, principalmente em área urbana não protegida, área urbana pertencente a órgão público ou privado e lote vago.

A prevenção contra a ocorrência de incêndios florestais é um dos meios mais importantes utilizados pelos gestores públicos, e segundo a Organização das Nações Unidas - ONU, a cada dólar investido em prevenção, economizam-se sete dólares na resposta. Os instrumentos mais utilizados pelos órgãos públicos na implementação das políticas de prevenção aos incêndios florestais são: educação da população, aplicação da legislação e eliminação ou redução das fontes de propagação do fogo;

Neste sentido, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar, lançou a campanha de prevenção a incêndios florestais por meio da instalação de Outdoors em locais estratégicos da cidade de Teófilo Otoni. Ademais, foi realizado o treinamento básico de combate a incêndios florestais para cerca de 100 pessoas em todo o Vale do Mucuri, além de vistorias em lote em vago e patrulhas de prevenção.

Começar uma queimada é crime: quem desrespeita a legislação deve responder a processo, com possibilidade de prisão e multa pelo dano ambiental causado. A população também pode adotar práticas relevantes para reduzir a ocorrência de incêndios, tais como, evitar o acúmulo de lixo em lotes vagos, ensacar e descartar resíduos de capina, ao invés de fazer queima.

Em caso de Emergência, ligue 193.