No último sábado (25), foi realizado, na Cidade de Teófilo Otoni, pelos Bombeiros da 2ª Companhia Operacional do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/6ºBBM), o Simulado de Acidente de trânsito como parte da Campanha Maio Amarelo.

O tema deste ano é a “Paz no trânsito começa por você". A campanha tem como principal objetivo envolver a sociedade em ações de conscientização, visando a redução de mortes e sinistros de trânsito.

O simulado foi realizado com dois veículos que foram posicionados na Praça Tiradentes (Centro de Teófilo Otoni) simulando um acidente veicular, onde no primeiro veículo estavam duas vítimas, sendo uma mulher (mãe) presa às ferragens e um bebê acomodado em um dispositivo de retenção (cadeirinha) e no segundo veículo, encontrava-se um homem preso às ferragens.

Durante o acidente, um pedestre que trafegava pelo local foi atingido, tornando-se uma vítima fatal. O intuito foi de chamar a atenção da população Teófilo-otonense para os riscos envolvidos, sobretudo no uso do aparelho celular quando na condução de veículos, uma imprudência ao volante com uso de bebida alcoólica e falta de atenção de uma maneira em geral. No simulado participaram o CBMMG, SAMU, PMMG, Polícia Civil, Divisão de Trânsito da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni e voluntários civis que atuaram como vítimas.

A atividade proporcionou uma oportunidade de treinamento de todas as equipes envolvidas, por meio da demonstração de técnicas de desencarceramento de vítimas presas às ferragens, retirada de vítimas em veículos e controle do cenário da ocorrência, onde teve atuação de todos os órgãos envolvidos, demonstrando organização e sinergia.

O Maio Amarelo é muito mais do que uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito; é um movimento que busca transformar comportamentos e salvar vidas. Por meio de ações educativas, palestras, e campanhas publicitárias, o Maio Amarelo não apenas alerta sobre os perigos das imprudências no trânsito, mas também promove uma cultura de paz nas estradas, incentivando a empatia e o cuidado mútuo entre condutores, pedestres e ciclistas. É uma oportunidade não só de recordar as estatísticas alarmantes de acidentes, mas também de agir coletivamente para mudar esse cenário, construindo um ambiente viário mais seguro e humano para todos

A simulação tem objetivo de alertar a população quanto às consequências dos acidentes de trânsito, a complexidade e os recursos necessários para atendê-los, a gravidade das lesões as quais podem culminar em mortes, e principalmente demonstrar a necessidade da direção defensiva na preservação da vida.