Nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, ocorreu na Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte, o 1º Workshop de Captação de Recursos Alternativos para os Corpos de Bombeiros do Brasil, organizado pela Ligabom e pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio da Diretoria de Assuntos Institucionais.
Em um cenário de recursos financeiros limitados, é fundamental que os militares dos Corpos de Bombeiros do Brasil estejam capacitados para captar os recursos alternativos oriundos das emendas parlamentares, termos de ajustamento de conduta, fundos, penas pecuniárias, convênios municipais, dentre outros, a fim de proporcionar a melhoria dos equipamentos, viaturas e instalações físicas, permitindo o avanço logístico das corporações para melhor atendimento à sociedade brasileira e o fortalecimento da Ligabom e dos Corpos de Bombeiros Militares do país.
O evento foi aberto pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, e contou com a presença de 124 participantes de 25 corpos de bombeiros militares da Federação, incluindo Minas Gerais. As aulas foram ministradas pelos bombeiros militares mineiros que exercem suas funções em áreas estratégicas para a captação desses recursos. Além disso, dentre os palestrantes, tivemos a participação por videoconferência do coronel Wellington de Oliveira Reis, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o qual ministrou a aula sobre o Programa CompraSUSP da Senasp, bem como a participação presencial do assessor parlamentar Willy Alves Dieguez, que explanou sobre as perspectivas dos parlamentares sobre financiamento público.
No workshop, foram repassados fundamentos sobre as fontes de captação, as técnicas e métodos utilizados, as ferramentas de gestão, a elaboração de projetos e a importância de instituições do Terceiro Setor, especificamente da Fundação Salvar, como interveniente no processo.
O coronel Andrey Vinicius Ribeiro Vaz, subcomandante-geral do CBMRO, deixou seu relato como participante do evento: “o workshop foi uma iniciativa estratégica colaborativa que proporcionou aos bombeiros militares novas ferramentas e técnicas de captação de recursos, além de uma valiosa oportunidade para aprimorar suas habilidades, expandir suas redes de contatos e fortalecer suas respectivas instituições”.
Portanto, os participantes puderam entender o cenário atual e as possibilidades de captação de recursos alternativos, além de estarem aptos para avaliar a situação organizacional de sua instituição e traçar estratégias de captação, compreendendo as principais formas de relacionamento com as fontes.
Para conferir mais fotos, acesse o link abaixo:
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1SEgZwjiOuLQqBI_O4ohv_bu3mwEufw0Q