Na última terça-feira (5), ocorreu o Evento Balanço de Encerramento do Período Chuvoso 2021/2022 do 1º COB, realizado pelo Primeiro Comando Operacional de Bombeiros Militar (1º COB) que contou com a participação de várias Coordenadorias Municipais de Defesa Civil da área regional de articulação. A iniciativa é uma marco na historia de Proteção e Defesa Civil no estado e um grande passo no processo de integração, pois Defesa  Civil “somos todos nós”. O Plano Operacional do Período Chuvoso do 1º COB foi desenhado em alinhamento ao Plano de Comando 4ª edição do CBMMG; ao Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres; e ao Plano de Contingência da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – Ministério da Integração Nacional.

Dentre os objetivos que o Plano Operacional do Período Chuvoso sobreleva-se a potencialização das ações de Gestão do Risco de Desastres (GRD) e ações de Gestão de Desastres (GD) e a redução do risco de desastres para proteger de forma mais eficaz pessoas e comunidades, priorizando a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Considerando que defesa civil é a “a administração da solidariedade humana, compreendendo o conjunto de medidas preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar consequências danosas de eventos previsíveis e imprevisíveis, entre elas a reparação e restauração dos serviços essenciais, a fim de preservar o moral da população e o bem-estar social, quando da ocorrência desses eventos”, os Corpos de Bombeiros Militares são responsáveis pelo planejamento, pela orientação e pelo controle das ações de defesa civil.

O evento contou com a participação de cerca de 52 militares do CBMMG pertencentes ao 1º BBM, 2º BBM, 3ºBBM, 10º  BBM e 5ª Cia Ind BM e COBOM, Unidades Operacionais subordinadas ao 1º COB, juntamente com aproximadamente 140 Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil e seus assessores. O foco do evento foi de demonstrar as boas práticas adotadas voltadas a prevenção e preparação do risco de desastres causados pelas chuvas, compartilhando informações entre o CBMMG e agentes de defesa civil participantes. A gestão das Unidades operacionais, assim como a integração entre o CBMMG e Defesa Civil municipal e estadual, tem sido umas das metas mais importantes do 1º COB, pois busca diminuir os impactos causados em eventos adversos e proteger a população mineira na área do 1º COB, servindo de exemplo para as demais Unidades do CBMMG.

A abertura do evento foi realizada pelo senhor coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, chefe do Estado-Maior do CBMMG, que frisou a importância da integração entre CBMMG e Defesa Civil, em uma espiral mútua de troca de conhecimentos e auxílios como: recursos logísticos e humanos. O coronel Peron Batista da Silva Laignier reforçou que o Plano de Comando do CBMMG apresenta o termo "Proteção e Defesa Civil" como Oportunidade na Matriz SWAT e ainda conta com uma amplo Portifóflio, o qual foi abordado com ações práticas pelas UEOP do 1º COB com vista à Redução do Risco de Desastres. O ponto alto do evento aconteceu através da realização de uma mesa redonda com a participação de  coordenadores, representando as cidades de Belo Horizonte, Sabará, Contagem, Ouro Preto, Divinópolis e Jequitibá; com intuito de descrever a atuação da Defesa Civil no enfrentamento das chuvas que assolaram o Estado neste período em seu município de origem."