No último sábado (20), o 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), com apoio dos discentes do pelotão acadêmico da Academia de Bombeiros Militar (ABM), e em parceria com a Defesa Civil de Nova Lima, realizou um treinamento para voluntários residentes em áreas de risco da cidade. O objetivo do evento foi capacitar esses voluntários para atuarem como primeira resposta durante o período chuvoso.

O treinamento, realizado nas instalações do 1º BBM, contou com a participação de 80 voluntários, de diversas partes do município, que desejam desempenhar um papel importante na segurança de suas comunidades em momentos de crise. A iniciativa buscou desenvolver habilidades e compartilhar o conhecimento básico necessário para responder a situações de emergência, especialmente durante as frequentes intempéries do período chuvoso.

O treinamento abrangeu quatro oficinas, com foco em áreas específicas de preparação e resposta a emergências, sendo: percepção de risco e acionamento de socorro; enchentes, inundações e alagamentos; nós, amarrações e lançamento de cordas e movimento de massa e soterramentos.

O evento foi um marco na preparação e fortalecimento das ações de preparação para situações de emergência em Nova Lima. Os voluntários agora estão melhor preparados para enfrentar desafios durante o período chuvoso, reduzindo riscos e protegendo suas comunidades.