O 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Rio Acima, lançou esta semana, a primeira etapa do projeto "Defesa Civil nas Escolas". Esse projeto inovador é a fusão do projeto Bombeiro nas Escolas com outra iniciativa que já era desenvolvido pela Compdec no município, e visa promover a cultura de autoproteção e resiliência nas comunidades escolares, sendo um esforço conjunto que une experiências e recursos para preparar melhor a população local para enfrentar diversos tipos de riscos.

O projeto "Defesa Civil nas Escolas" será desenvolvido em quatro escolas do município presentes em áreas de risco. O objetivo é preparar a comunidade escolar para enfrentar os riscos mapeados no Plano de Contingência do município de Rio Acima. Embora o projeto seja desenvolvido com o apoio das mineradoras locais, Vale e CSN, o escopo do projeto abrange diversos tipos de riscos, não se limitando apenas aos riscos tecnológicos das barragens de mineração. A iniciativa pretende formar agentes multiplicadores nas escolas, aumentando a resiliência do município por meio de ações de prevenção, preparação e mitigação no ambiente escolar.

O projeto será desenvolvido em quatro etapas, sendo elas: Preparação e alinhamento do Corpo Técnico Escolar; Espetáculo Teatral Atentos, Alertas e Vigilantes; Bombeiro nas Escolas e Simulado de Evacuação.

A colaboração entre o CBMMG, Compdec, secretarias do município de Rio Acima, Vale e CSN ressalta a importância de uma abordagem integrada para a melhoria de ações de gestão do risco de desastres. A expectativa é que o projeto sirva como modelo para outras localidades, mostrando como a integração, educação e a preparação podem fazer a diferença em situações de emergência. O 1º BBM segue firme no propósito de aumentar a resiliência aos desastres nos municípios mineiros.